A origem da soldagem remonta à era dos metais:
O exemplo mais antigo de soldagem é a junção entre o anel de suspensão e o pingente do Cachorro Bailey mantido no Museu do Louvre (Uruk, 3300-3100 aC).
Outro exemplo são as pequenas caixas circulares de ouro que datam da Idade do Bronze e montadas por aquecimento e martelamento de uma junta feita de duas superfícies sobrepostas. Estima-se que essas caixas foram feitas há mais de 2.000 anos [ ref. desejado] .
Durante a Idade do Bronze, os egípcios e os povos do Mediterrâneo oriental aprenderam a soldar peças de ferro. Várias ferramentas que datam de aproximadamente 3.000 anos foram encontradas [ ref. desejado] .
O historiador grego Heródoto diz em Stories (I, 25) do v ª século aC. AD aquele Glauco de Chios o único homem que encontrou a arte de soldar ferro (também foi creditado com a prática de endurecer o ferro). A soldagem foi usada na construção do Pilar de Ferro de Delhi , erguido em Delhi durante a época de Chandragupta II e pesando 5,4 toneladas.
Os avanços na soldagem de forja de martelo remontam à Idade Média, onde caldeireiros e ferreiros martelavam o metal aquecido até a colagem. Em 1540, Vannoccio Biringuccio publicou De la Pirotechnia , que incluiu descrições da operação de forja. Os artesãos da Renascença aprimoraram o processo e a indústria continuou a crescer nos séculos seguintes.
Em 1800, Sir Humphry Davy descobriu os pulsos curtos do arco elétrico e apresentou seus resultados em 1801. Em 1802, o cientista russo Vasily Petrov (in) criou o arco elétrico continuamente e publicou Novas experiências Galvaniquesvoltaicas em 1803, em que descreve experimentos realizados em 1802. O mais importante nesta publicação é a descrição de uma descarga de arco estável e a indicação de seu possível uso para muitas aplicações, incluindo fusão de metais. Em 1808, Davy, que desconhecia o trabalho de Petrov, também descobriu o arco elétrico contínuo. Em 1881-82, os inventores Nikolai Benardos (in) , russo e Stanisław Olszewski (in) , na Polônia, criaram o primeiro método de soldagem a arco elétrico, conhecido como soldagem a arco de carbono (CAW) usando eletrodos de carbono. Os avanços na soldagem a arco continuaram com a invenção de eletrodos de metal no final de 1800 por um russo, Nikolai Slavyanov (em) (1888), e um americano, Charles L. Coffin (em) (1890). Por volta de 1900, AP Strohmenger criou um eletrodo de metal revestido na Grã-Bretanha, que deu um arco mais estável. Em 1905, o cientista russo Vladimir Mitkevich propôs o uso de um arco elétrico trifásico para soldagem. Em 1919, a soldagem por corrente alternada foi inventada por CJ Holslag, mas não se desenvolveu até a década seguinte.
Solda por resistência também foi desenvolvido durante as últimas décadas do xix ° século, com as primeiras patentes para Elihu Thomson em 1885, que produziu mais avanços ao longo dos próximos 15 anos. A soldagem Thermite (TW) foi inventada em 1893 e, nessa época, outro processo, o corte com chama, começou a funcionar.
O acetileno foi descoberto em 1836 por Edmund Davy , mas não foi usado na soldagem antes de 1900, quando uma prática de maçarico foi desenvolvida. Inicialmente, a soldagem com oxiacetileno era um dos processos de soldagem mais populares devido ao seu custo e facilidade de uso. Durante o xx th século caiu para aplicações industriais. Ele foi amplamente substituído por soldagem a arco, com eletrodos revestidos que estabilizam o arco e protegem o material de base de impurezas.Ponte Maurzyce
A Primeira Guerra Mundial causou um aumento significativo no uso de processos de soldagem, com várias potências militares tentando determinar qual dos novos processos de soldagem seria o mais eficaz. A mais utilizada foi a soldagem a arco britânica, que serviu na construção de um navio, o Fullagar, com casco totalmente soldado. A soldagem a arco foi aplicada pela primeira vez em aviões durante a guerra e, por exemplo, em algumas fuselagens de aeronaves alemãs que foram construídas usando esse processo. Observe também a primeira ponte rodoviária soldada do mundo, a ponte Maurzyce projetada por Stefan Bryła da Politécnica de Lviv em 1927, e construída do outro lado do rio perto de Słudwia Łowicz , Polônia em 1928.
Durante a década de 1920, avanços significativos foram feitos na tecnologia de soldagem, incluindo a introdução da soldagem automática em 1920, na qual o fio do eletrodo era alimentado continuamente. O gás de proteção se tornou um tópico de muita atenção, que os cientistas desenvolveram para proteger as soldas dos efeitos do oxigênio e do nitrogênio na atmosfera. Porosidade e fragilidade foram os principais problemas decorrentes da soldagem e das soluções desenvolvidas como o uso de hidrogênio , argônio e hélio como atmosferas de soldagem. Na década seguinte, novos avanços foram feitos na soldagem de metais reativos, como alumínio e magnésio . Os desenvolvimentos em soldagem automática, soldagem de corrente alternada e soldagem submersa permitiram que a soldagem a arco se expandisse durante a década de 1930 e depois durante a Segunda Guerra Mundial . Em 1930 , foi lançado o primeiro navio mercante totalmente soldado, o M / S Carolinian .
Em meados do xx ° século, muitos novos métodos de soldagem foram inventadas. O desenvolvimento da soldagem de pinos remonta a 1930 e se expandiu para a construção naval. A soldagem a arco foi inventada no mesmo ano. Em 1932, um russo, Konstantin Khrenov (en) , desenvolveu a soldagem a arco subaquático. A soldagem a arco sob gás inerte de tungstênio , após décadas de desenvolvimento, foi finalmente aperfeiçoada em 1941, e a soldagem a arco de metal a gás foi desenvolvida em 1948, permitindo a soldagem rápida de não materiais ferrosos, mas exigindo gases de proteção caros. A soldagem por arco de metal blindado foi desenvolvida na década de 1950, usando um eletrodo consumível revestido, e rapidamente se tornou o processo de soldagem por arco de metal mais popular. Em 1957, teve início o processo de soldagem a arco fluxado, em que o eletrodo de arame autoprotegido pode ser utilizado com equipamentos automáticos, resultando em velocidades de soldagem muito maiores, e nesse mesmo ano foi inventada a soldagem a arco plasma. A soldagem vertical a gás ou Electro Slag Welding (ESW) surgiu em 1958, e foi seguida por seu primo, a soldagem eletrogás, em 1961. Em 1953, o cientista soviético NF Kazakov propôs o método de ligação por difusão (DFW).
Outro desenvolvimento recente na soldagem é o avanço na soldagem por feixe de elétrons em 1958, que torna possível a soldagem profunda e estreita através da fonte de calor concentrada. Seguindo a invenção do laser em 1960, a soldagem por feixe de laser começou várias décadas depois e se mostrou particularmente útil em alta velocidade na soldagem automatizada. A soldagem por pulso magnético (MPW) é usada industrialmente desde 1967. A soldagem por fricção e agitação foi inventada em 1991 por Wayne Thomas no Welding Institute (TWI, Reino Unido) e encontrou aplicações de alta qualidade em todo o mundo. Esses quatro novos processos continuam muito caros devido ao alto custo dos equipamentos necessários, o que tem limitado suas aplicações.